HD TEM CONSERTO?
Quando um disco estraga fisicamente, o conserto do mesmo não é possível na
grande maioria dos casos. Os fabricantes de discos rígidos, não disponibilizam
peças para reparo por terceiros. Se um disco rígido tiver problemas físicos
relacionados a parte interna, (discos e cabeças de leitura) nada poderá ser
feito. Somente as fábricas possuem tecnologia e equipamentos para consertar e
certificar que o disco consertado voltará á funcionar exatamente como um disco
novo.
ENTÃO EM QUAIS CASOS O HD TEM CONSERTO?
Se um dos problemas for na mídia do HD, com softwares específicos, é possível em
alguns casos reparar a superfície do mesmo isolando por exemplo os setores
danificados. Porem, isto só é valido se a origem deste defeito tiver vindo de
problemas externos, tais como pico de luz, fonte de alimentação com ruído, etc.
Caso a parte eletrônica (placa lógica) do HD esteja com defeito, se existir
componentes no mercado, é possível fazer o reparo no mesmo. Muitas vezes pode
ser efetuado a troca desta placa por outra, claro, desde que também disponível
no mercado de usados, pois como mencionamos acima, os fabricantes não fornecem
peças para reparo nos HDs.
UM HD QUE FOI REPARADO É CONFIÁVEL?
Na maioria dos casos NÃO, portanto não deve ser usado como seu HD principal.
Recomendamos usá-lo apenas em algum micro onde os dados não são importantes
(estação de trabalho por exemplo). Se mesmo assim você precisa deste HD como
principal no seu sistema, lembre-se: Backup, backup e backup!!
QUANTO CUSTA EM MEDIA UM CONSERTO?
Se o problema puder ser reparado via software, o custo médio para HDs até 10 GB,
gira em torno de R$35,00. Para HDs até 40 GB, R$70,00 no máximo.
Para HDs que possuem problemas na placa lógica, depende da dificuldade em
encontrar componentes para reparo e do custo destes componentes, claro. Para um
HD de 20GB, o preço médio gira em torno de R$90,00.
CONDIÇÕES GERAIS:
- Sempre será enviado um orçamento prévio ao cliente
- Se houver dados no HD, serão formatados. Para utilizar o serviço de
Recuperação de Dados veja nossa outra seção clicando
aqui.
- Será cobrado R$ 10,00 pelo diagnostico feito no HD, tendo conserto ou
não. Para 2 ou mais HDs, o custo unitário será de R$ 5,00..
- Prazo do serviço: de 10 a 30 dias
- Garantia do serviço: 30 dias
- Envio e retorno por conta do cliente (não utilizamos Sedex a Cobrar)
PROCEDIMENTOS PARA EMBALAGEM E ENVIO DO DISCO
RÍGIDO:
Atenção:
Siga estes procedimentos à risca. Muitos HD’s enviados a nossa empresa chegaram
danificados fisicamente devido a embalagem e transporte executados de forma
inadequada.
1-) Preencha cuidadosamente o formulário de autorização de diagnóstico, com todos os dados solicitados.
2-)
Embale cada HD individualmente em um saco plástico novo e sele-o com fita
adesiva. Coloque dentro do plástico uma cópia impressa de nosso formulário
devidamente preenchido.
3-)
Envolva o pacote em uma folha de espuma de pelo menos 1,5 cm de espessura de
forma que não sobre espaços para que o HD não trepide durante o transporte.
4-)
Feito isto coloque tudo dentro de uma caixa de tamanho tal, que não sobre
espaços vazios. O agente transportador (correio ou companhia aérea) normalmente
possui caixas especiais de tamanho adequado. Utilize-as, pois são mais seguras.
5-)
Rotule a caixa com um aviso de FRÁGIL de forma bem legível e outro apontando o
lado de cima do HD com um aviso para NÃO VIRAR. Normalmente o agente
transportador já possui avisos padronizados.
Remeta para o
seguinte endereço:
Ray Informática
Rua João Bettega, 101 – CJ. 92
Gal. Empresarial do Portão
81070-000 – Curitiba – PR
FONE (41) 3345-6264
6-)
Preferencialmente envie por via aérea. Se utilizar via terrestre, certifique-se
de que o HD esteja embalado com toda a segurança.
7-) Calculando os custos de transporte:
Para valores de Sedex:
http://www.correios.com.br/encomendas/precos/default.cfm
Para valores de transporte aéreo:
http://www.vaspex.com.br/tarifcaixao.php
http://www.variglog.com/velog/portugues/index.asp
Se
estiver na cidade de Curitiba ou arredores, traga pessoalmente o disco embalado
como indicado acima.
Não nos responsabilizaremos
por danos causados as mídias no transporte.
Qualquer dúvida, fale com a gente
(ON-LINE)!